Skip to content

Ensino Fundamental

 

No Ensino Fundamental a organização da estrutura das aprendizagens é um pouco diferente, tendo em vista que a partir do 1º ano, o aluno inicia o seu contato com as áreas do conhecimento, quais sejam, linguagem, matemática, ciência da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Neste sentido, cada área relaciona-se com uma competência específica, cujo desenvolvimento deve ser promovido e aperfeiçoado ao longo dos nove anos, além também de apontar a unidade temática e o seu objeto de conhecimento.

Vamos a um exemplo: Trabalhando com  a disciplina Ensino Religioso, temos como Unidade Temática “Identidades e alteridades”; O objeto de conhecimento será “O eu, o outro e o nós” e a sua habilidade/competência específica relacionada a esta unidade temática e a este objeto é “Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós”.

 

 

Fonte: BNCC, pag. 27

 

 

Fonte: Estrutura BNCC, Ensino Fundamental

 

Os códigos se compõem também por uma sequência alfanumérica, dividida em etapa de ensino, ano correspondente, área de conhecimento e sequência de habilidade. Conforme vemos a seguir:

 

 

Fonte: BNCC, pag. 30

 

Podemos perceber que, entendendo como é estruturado as aprendizagens, ficará mais fácil implementá-las nos currículos escolares.

DMCA.com Protection Status